Uma alimentação saudável é uma mais valia para manter equilibrada a produção de hormonas responsáveis pela nossa boa disposição e relaxamento. Contudo, até mesmo para realizarmos boas escolhas é preciso que estejamos atentos aos nossos modos de ver e encarar os desafios diários.
A depressão suspende-nos do nosso estado consciente e equilibrado de nos relacionar connosco e com o mundo.
Mas, o que isto quer dizer?
Como alimentação e depressão podem caminhar juntas?
Na Equilíbrio & Harmonia Clínica Psicológica oferecemos cuidados psicológicos atentos aos modos como você se relaciona com suas experiências através de sua alimentação. Alimentar-nos com nutrientes que nos oferecem serotonina (neurotransmissor que atua no cérebro regulando humor e apetite), presente em leguminosas, peixes, verduras, frutas e legumes não é o suficiente para alcançar um estado emocional saudável e livre de experiências depressivas.
Sabemos que, muitas vezes, antes de termos nossa atenção numa dieta equilibrada, nossa entrega de satisfação alimentar é depositada em comidas calóricas e processadas. Todas as vezes que nos entregamos a alimentos açucarados nos desviamos de observar as motivações que nos levaram a procurar por estas experiências de satisfação rápida, aumento de energia, instantaneidade para confeção e ingestão. Nossa capacidade de nos observar em nossas escolhas alimentares sequer é valorizada, a atenção aos ciclos repetitivos nos afasta de pensar e de falar sobre nós, uma vez que estamos ocupados em planear a próxima dose de açúcar a consumir.
Uma dieta equilibrada sempre será importante, todavia, não substituem um diagnóstico realizado por especialista, bem como, não combatem sintomas ignorando as situações pré depressivas, experiências que antecedem e que quando minimizadas dificultam o tratamento.
O sentimento de vazio não cessa na ingestão de calorias. É preciso termos em consideração os significados deste vazio na história de vida em cada pessoa. Não podemos deixar de referir que na relação depressão e alimentação outros pontos podem ser mais sensíveis para si: como a imagem corporal que tem de si, o significado de consumir, entre outros. Nossos cuidados psicológicos para bem viver e bem comer são para você que se encontra suspenso de viver sua vida, pois não se sente confiante para construir novos sentidos.
Comments