A dimensão do tempo é uma constante nos cuidados para bem dormir de todos nós. No entanto, não nos referimos a ação de dimensionar o tempo, por exemplo, apenas como uma apreciação se calculamos ou não o tempo de relógio que reservamos para o descanso.
Nos episódios depressivos, a experiência do tempo como é vivida pelo paciente em depressão é cuidada com atenção na Equilíbrio & Harmonia Clínica Psicológica. Apreendemos que a dimensão do tempo como a forma que nosso paciente significa seu tempo, isto é, “qual o significado daquilo que ele experimentou?”, “qual a importância?”, “o que aconteceu?”, “como a pessoa lidou com um episódio?”, etc.
Compreendemos que cada um possui um ritmo, mas nossa experiência profissional também nos diz que estes ritmos, muitas vezes, não são respeitados em nossas atitudes cotidianas. Tornamos natural privar, momentaneamente ou por episódios prolongados, nosso bem dormir; encaramos o dormir como uma atividade menor, como se fosse perder tempo, quando é uma atividade importantíssima para o equilíbrio do nosso humor e da nossa disposição para encontrar outras pessoas, capacidade de concentração, etc. A pessoa que experimenta episódios depressivos e na vivência crônica do estado depressivo sofre alterações na perceção e na construção de experiências do seu tempo vivido, ou seja, o seu ritmo e qualidade de sono ficam alterados.
A depressão afeta nossa disposição para o descanso e a motivação para realizar tarefas que estávamos acostumados, incluindo o planeamento e a realização de novos projetos. Nossa proposta de cuidado psicológico no acompanhamento do seu bem viver passa por desenvolver estratégias combinadas a sua história de vida de modo a despertá-lo/a ao autoconhecimento, um processo de constante desenvolvimento emocional que vai além de afirmações positivas, pois compreendemos que você precisa retomar a gerir sua vida com ações, pensamentos e emoções construtivas.
Restaurar ou construir harmonia entre ações, pensamentos e emoções vai além de seguir novos hábitos é preciso ter em consideração que experiências depressivas nos suspendem da apropriação de nossas histórias.
Estamos aqui para o/a apoiar a partir do suporte psicológico considerando o seu modo único e próprio de enfrentar a experiência de depressão. A depressão silencia sua fala sobre si, faz você não desejar continuar projetos e dar outros sentidos prolongando a sensação insuportável do estado de isolamento em que você se encontra. Conte connosco para construir novos caminhos para seu bem viver.
Comentarios