Qual o lugar dos cuidados psicológicos no desenvolvimento humano?
- Dra. Danielle de Gois
- 13 de jul. de 2021
- 2 min de leitura
Entre dois amantes sempre existirá um entre que une e um entre de indeterminações. O que nos une aos nossos amores é talvez mais fácil de identificar, o que impressiona é como rápida e facilmente passamos por cima da maravilha do nosso encontro, das afinidades e das cumplicidades e como nos iludimos que há certezas e garantias. Nada está garantido, muito menos no amor. Quando deixamos de cuidar, zelar, agradecer, preservar e multiplicar estamos nos sentenciando a perder, a nos despedir sem nos apercebermos.
Mudamos. Das poucas certezas em nossa caminhada, sozinhos ou acompanhados podemos estar certos de que não somos os mesmos.
Durante anos e anos fomos nos acostumando a observar os outros, e não, a nós. Enchergamos com facilidade os defeitos, duvidamos do quão verdadeiros e autênticos os que nos cercam estão levando seus dias e suas escolhas.
Todos mudamos, estamos nos perdendo de nós enquanto nos ocupamos de controlar e antecipar nossas pequenas e grandes frustrações, além de tentarmos reiteradas vezes que o outro se responsabilize por nossa felicidade, quando ele desconhece nossos sonhos, expectativas e traumas.
No entre das indeterminações nascem nossos piores pesadelos, ainda em vigilia, nos assustamos, nos fechamos e começamos a oferecer a nós e ao nossos o pior de nós, por exemplo, inseguranças, mesquinhez, falta de confiança, etc. Não há alternativas fáceis, curtas ou definitivas. Nos cuidados psicológicos dá-se oportunidade de reascendemos nossa tarefa de enquanto vivos nos cuidarmos, por nós e pelos nossos. Na Equilíbrio & Harmonia Clínica Psicológica nosso compromisso por orientar, cuidar e aconselhar prioriza a vida e como podemos cada vez vive-la melhor.
Nosso desenvolvimento emocional nem sempre acompanha nossa idade e experiências por nós vividas, contudo precisamos de nos manter vigilantes e cuidadosos para não nos sentirmos estranhos em nossa própria vida, história e no corpo que nos liga com o mundo.
Bons dias.
Bem viver seu presente.

Comments