top of page
Foto do escritorDr. João Caldeira

Burnout e a privação de prazer

A perda de interesse sexual e/ou elevadas procuras por encontros sexuais ligam-se ao Burnout. O interesse pela sensação de relaxamento que a relação íntima pode proporcionar chama nossa atenção nas narrativas de pacientes que procuram acompanhamento psicológico por questões relacionadas a sexualidade e que, de forma direta ou indireta, desvelam-se sintonizadas com um estado de elevada pressão presente nas atividades laborais.

Alguns comportamentos frequentemente relatados: dificuldade de partilhar com o parceiro assuntos da área sexual e experiências de intimidade; falta de concentração durante a experiência sexual; inclusive a pressão de se manter sempre disponível para o sexo; comprometem as experiências e podem não permitir a entrega genuína, e gerar prazer e relaxamento.

Burnout afeta problemas existenciais que repercutem na vivencia de experiências de prazer, na medida em que a condição de esgotamento físico, mental e emocional envolve uma pessoa que experimenta conflitos de valores e crenças e a necessidade de redefinir a vida e as prioridades pessoais, passando por avaliar seu grau de satisfação em relação aos relacionamentos. Uma vez que a pessoa que experimenta Burnout não mais tolera situações anteriormente naturalizadas, este fato acaba por servir de critério na avaliação quanto as questões vividas em termos de compromissos, satisfação, a imagem de corpo que tem de si e do outro. A experiência de Burnout pode conduzir a pessoa a um grau de exigência desproporcional, principalmente, quando acontecem episódios movidos por comparações no que dizem respeito a vidas fictícias (redes sociais, pornografia, entre outros).

Procure ajuda, não se deixe absorver por experiências que pressionam você a agir tal e qual outras pessoas agem, ou supõe que agem. Cada ser é único e isto precisa ser valorizado.

Conte connosco.



Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page