top of page
Foto do escritorDr. João Caldeira

Bem prazer: a depressão suspende nossa capacidade de sentir prazer.

A comunicação verbal e não verbal fazem parte das relações humanas, seria estranho não referir como a depressão afeta nossa capacidade de comunicação, ainda mais, quando compreendemos nos cuidados psicológicos que oferecemos, na Equilíbrio & Harmonia Clínica Psicológica, ao nosso paciente que o modo como este/a vivencia o seu bem prazer passa por comunicar-se consigo e com seus parceiros/as sobre desejos, desconfortos, curiosidades e crenças.

Pessoas em estado depressivo sofrem da suspensão de capacidade de comunicação sobre si, assim como se veem indispostas para interação com outras pessoas. Isto não quer dizer que não exista mais interesse no relacionamento ou no compromisso que outrora uniu-os/as. E sim, diz respeito a uma sensação de inferioridade que faz a pessoa depressiva silenciar, voltar-se para si e se isolar cada vez mais, mesmo percebendo que o modo como está e se sente não lhe agrada ou preenche.

Chamamos atenção que crenças de como deveriam ser os relacionamentos amorosos e íntimos contribuem para o modo como as pessoas, de modo geral, se sentem cobradas a responder de forma programada em seus encontros e compromissos, por exemplo, ideias envolvendo a relação sexual onde ambos precisam exibir corpos perfeitos para assim existir prazer ou ideias em torno de que o relacionamento amoroso é algo imutável e, uma vez apaixonados, permanecerão apaixonados independentemente das contingências da vida.

Nossa clínica está atenta a depressão que experimenta nosso/a paciente a partir de seu percurso, a partir das estratégias por ele/a utilizadas e que não foram bem-sucedidas, pois entendemos que compreender a condição de adoecimento faz parte do processo na construção de outras saídas. O prazer não pode ser desvalorizado numa experiência de depressão, faz parte de nós a manutenção pelas condições que nos inspiram desejo por estarmos vivos, a nos comunicar, sentir e oferecer prazer.

Cuide-se. Seu cuidado passa pelo despertar de que não é natural negar-se a uma vida com bem prazer por parecer que é não é uma atividade essencial. Seu prazer faz parte de sua saúde mental, saúde mental é vida.



Comentarios


bottom of page